sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Prova 2° bimestre 6° ano



Durante a história, várias foram as maneiras de se contar a origem dos homens e do nosso planeta. Muitas dessas histórias foram consideradas mitos e, outras, teorias que buscam comprovar o início da humanidade e do mundo. Mitos são histórias que circulam há muitos anos. Essas histórias foram passadas de geração para geração em diferentes povos do mundo todo. Faz tanto tempo que ninguém sabe ao certo como surgiram e eles sobreviveram porque tem muito significado para os povos que neles acreditam.  Os mitos servem para refletir sobre vida e para explicar as coisas que as pessoas e a ciência não conseguem compreender.

1) O texto acima nos relembrou o que são os mitos. Agora, responda: o que são teorias? (0,4)
a) (   ) Teorias são histórias de uma determinada cultura que explica o surgimento do mundo.
b) (   ) Teorias são explicações, na maioria das vezes científicas e baseadas em inúmeras pesquisas e estudos, que buscam compreender algum fato ou acontecimento.
c) (   ) Teorias são contos folclóricos de uma sociedade.
d) (   ) Teorias são as explicações dadas pelo cientistas quando eles têm 100% de certeza a respeito de um fato ou acontecimento.

2) Qual é a diferença entre a Teoria Criacionista e a Teoria evolucionista? (0,4)
a) (   ) A Teoria Criacionista defende que os homens foram criados em outro planeta. Já a Teoria Evolucionista diz que os seres humanos vieram dos macacos.
b) (   ) As duas teorias defendem a mesma coisa.
c) (   ) Os evolucionistas acreditam que o mundo e os seres vivos são criações divinas. Os criacionistas acreditam que os macacos evoluíram até se transformarem em seres humanos.
d) (   ) A Teoria Criacionista defende que o planeta Terra e todos os seres vivos são criações divinas. Os evolucionistas acreditam na teoria criada por Charles Darwin que diz que o homem e os demais seres vivos se desenvolveram ao longo do tempo a partir de adaptações ao ambiente – a seleção natural.

3) Hoje nós sabemos que não podemos dizer que os seres humanos vieram dos macacos, pois já sabemos que, na verdade, as duas espécies tiveram um ancestral em comum que evoluiu e se transformou de formas diferentes, dando origem a duas espécies – os primatas e os hominídeos. Cite duas características que diferenciaram os macacos dos seres humanos durante a evolução: (0,4)
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_______________________________

Segundo a Teoria da Deriva Continental, os continentes do planeta Terra já tiveram outro formato, sendo, inclusive, um planeta formado por um só continente: a Pangeia. Com o tempo, a Pangeia foi se dividindo e os continentes que conhecemos hoje foram surgindo. Essa modificação se dá devido ao movimento das placas tectônicas que flutuam no magma da Terra. Os cientistas perceberam que, até hoje, os continentes continuam se afastando lentamente e, por isso, poderemos ter um planeta diferente em um futuro distante. Para defender sua teoria, os cientistas utilizam vários argumentos (explicações) que mostram que é possível ter existido um único continente: fósseis encontrados, a forma dos continentes etc. Todas essas explicações dão mais força à Teoria da Deriva Continental.

4) Cite um dos argumentos utilizados pelos cientistas para explicar a existência do supercontinente Pangeia (argumento morfológico, argumento geológico, argumento paleontológico ou argumento climático) e explique-o com suas palavras: (0,4)
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
___________________________

Arqueólogos e Paleontólogos são os cientistas que estudam o passado da humanidade e do nosso planeta. Os arqueólogos são aqueles que focam seus estudos na compreensão do desenvolvimento da humanidade. Já os paleontólogos preferem estudar o desenvolvimento dos animais e plantas do nosso planeta. Os dois estudos se complementam e nos ajudam a entender melhor o passado da Terra e daqueles que aqui viviam.
Lucy e Pé Pequeno são dois Autralopithecus encontrados na África e são, até hoje, os hominídeos mais antigos encontrados pelos cientistas. A descoberta desses dois seres foi importantíssima para que os arqueólogos e paleontólogos pudesses entender melhor sobre o período da Pré-História. Apesar dos primeiros seres humanos terem sido encontrados na África, durante muito tempo o preconceito fez com que a História desse continente e dos povos que lá viviam fossem ignoradas. Hoje já sabemos que precisamos estudar e tentar compreender mais esse continente tão importante para o desenvolvimento da humanidade.

5) Por que os cientistas chamam a África de Berço da Humanidade? (0,4)
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
______________________________

            A ocupação do planeta Terra pelos seres humanos se deu de forma lenta e cada grupo humano se desenvolvia de sua própria maneira, de forma diferente da dos outros. A América foi um dos últimos continentes ocupados pelos seres humanos e aqui no Brasil foi encontrado o fóssil mais antigo da América (até hoje), um ser humano pré-histórico chamado de Luzia. Uma das explicações mais aceitas até hoje sobre a chegada dos seres humanos na América é a teoria do Estreito de Bering. Porém, depois da descoberta de Luzia, os cientistas tiveram que buscar outras explicações, já que Luzia era uma hominídeo mais antiga que aqueles encontrados na América do Norte.

6) Explique as duas principais teorias que contam sobre chegada dos seres humanos à América: (0,4)
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________

7) Além de Luzia, também temos diversos vestígios da vida pré-histórica na América do Sul e muitos deles se encontram no Brasil: as pinturas rupestres e os sambaquis. Os sambaquis são: (0,4)
a) (   ) Montes de terra onde os homens pré-históricos enterravam os mortos – como se fossem cemitérios.
b) (   ) Cavernas em que os cientistas encontram várias pinturas rupestres.
c) (   ) Morros ou montes formados por conchas de moluscos e diversos outros vestígios pré-históricos que foram se acumulando durante milhares de anos. Os moluscos que formam os sambaquis eram uma das fontes de alimento dos homens pré-históricos.
d) (   ) Locais que viraram parques ou reservas por conterem várias vestígios da pré-história no Brasil, como pedaços de lanças, vasos, colares, esqueletos e etc.

            Para facilitar o estudo, os historiadores dividem o tempo em períodos – um período termina e outro começa quando algum acontecimento muito importante ocorre e modifica a vida dos seres humanos. A História é dividida em 4 períodos: Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. A Pré-História é dividida em dois períodos: Paleolítico e Neolítico.

8) Quais são as principais características do Período Paleolítico? (0,4)
a) (   ) Os homens viviam nas cavernas ou em copas de árvores, colhiam seu alimento da natureza e caçavam – por isso eram nômades e sempre estavam mudando de lugar. Seus instrumentos ainda eram simples, como lanças feitas com lascas de pedra e madeira (por isso também é chamado de Idade da Pedra Lascada). Nesse período que os homens aprenderam a criar e controlar o fogo.
b) (   ) Os homens caçavam enquanto as mulheres ficavam cuidando dos filhos. Nesse período eles aprenderam a plantar e já viviam em casas de barro e madeira.
c) (   ) É o período em que os homens deixaram de ser sedentários e se tornaram nômades, pois pararam de plantar e começaram a colher seu alimento da natureza.
d) (   ) É o período que também é chamado de Idade da Pedra Polida, pois os seres humanos já sabiam trabalhar melhor com a pedra e fazer instrumentos melhores e mais afiados.

9) Quais são as principais características do Período Neolítico? (0,4)
a) (   ) Período em que os seres humanos passaram a viver em cavernas para se proteger de animais ferozes.
b) (   ) Também era chamado de Idade da Pedra Lascada, pois nesse período os seres humanos utilizavam lascas de pedra como armas.
c) (   ) É o período em que os homens passaram a ser nômades e por isso viviam buscando melhores condições de vida e moravam e diferentes lugares ao longo de suas vidas.
d) (   ) É o período que também é chamado de Idade da Pedra Polida, pois os seres humanos já sabiam trabalhar melhor com a pedra e fazer instrumentos melhores e mais afiados. Nesse período os homens aprenderam a plantar e a domesticar os animais e por isso se tornaram sedentários, ou seja, moravam em um só lugar. Nesse período começaram a aparecer as primeiras cidades, onde as casas podiam ser de madeira e barro.

10) Explique o que foi a Revolução Neolítica: (0,4)
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
____________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário