domingo, 22 de outubro de 2017

Prova interdisciplinar 9º ano 3º bimestre

Na escola em que trabalho na parte da tarde e que leciono para o 9° ano, as provas bimestrais são interdisciplinares. Para o 3º bimestre, o tema da prova foi "Patrimônio" e, assim, cada disciplina ajusta suas questões ao tema proposto.




9º ANO PROVA INTERDISCIPLINAR 3º BIMESTRE
TEXTO I
O Muro: patrimônio da humanidade?
Apostando no valor dos espaços vazios como registros históricos, arqueólogos procuram rastros do Muro que dividiu Berlim a partir de 13/08/1961. As cicatrizes deixadas pelo concreto são vistas como valiosos testemunhos.
A fila de espera para a entrada na lista do que é considerado pela Unesco patrimônio cultural da humanidade é grande. Entre os "concorrentes", está um candidato "ausente", ou melhor, os restos do mesmo. Segundo defendem alguns arqueólogos, políticos e cientistas alemães, os resquícios do Muro que dividiu Berlim a partir do 13 de agosto de 1961 deveriam entrar para a história como "testemunhas petrificadas da Guerra Fria".
Discussão legítima
A discussão, segundo Christine Merkel, representante da Unesco em Bonn, é "absolutamente legítima e sensata". Afinal, ao patrimônio cultural da humanidade pertencem "testemunhos de culturas passadas e paisagens únicas, cujo declínio significaria uma perda irreparável". Como prova de que a preservação dos rastros históricos é tarefa da Unesco, o campo de concentração de Auschwitz e o memorial de Hiroshima foram incluídos em sua lista.
Agora, 42 anos após a construção do Muro de Berlim e 14 anos após sua queda, especialistas saem pelas ruas da cidade tentando resgatar o que ainda sobrou da faixa de 155 km (43km no perímetro urbano, 112km pertencentes ao Estado de Brandemburgo) de concreto que um dia dividiu a cidade entre leste e oeste. O problema é que após a reunificação, tudo o que se referia ao Muro foi destruído o mais rápido possível. Tanto pelas autoridades, quanto por parte da população. Ainda em dezembro de 1989, um mês após a queda, o governo ainda existente da antiga Alemanha Oriental selou o Muro como patrimônio histórico. Entretanto, as placas de proteção aos pedaços de concreto acabaram surtindo o efeito contrário, servindo como uma espécie de chamariz para todos aqueles que comemoravam com prazer sua destruição.
HISTÓRIA
 1)      O Muro de Berlim foi um dos grandes símbolos de um momento marcante da história do mundo: a Guerra Fria. A respeito desse período histórico, julgue os itens a seguir utilizando (V) quando verdadeiros e (F) quando falsos:
( ) A partir de 1945, o mundo esteve dividido, predominantemente, em blocos de países sob influência dos EUA e da União Soviética, que entraram em confronto de forma direta, com a vitória no campo de batalha dos EUA.
( ) O Plano Marshall representou a resposta americana à crise europeia pós-guerra, por meio do financiamento americano da reconstrução da Europa. Em resposta, a URSS iniciou o COMECON, plano de apoio, trocas e experiências entre os países que compunham a URSS.
( ) A Doutrina Truman se refere a várias práticas de apoio dos EUA a diversos outros países na tentativa de conter o avanço comunista no mundo. Como exemplo dessa doutrina podemos citar o Plano Marshall.
( ) Por consequência do fim da Guerra Fria e da queda o muro de Berlim, o socialismo definitivamente deixou de existir, não existindo qualquer outro exemplo de país socialista hoje.
( ) A OTAN e o Pacto de Varsóvia constituíam grupos de apoio militar mútuo entre os países participantes, sendo a OTAN capitalista e o Pacto de Varsóvia socialista.
( ) Apesar de EUA e URSS não entrarem em confronto direto, as duas potências apoiaram a participaram de conflitos entre ideias socialistas e capitalistas em outros países, como é o caso da Guerra do Vietnã e a Guerra das Coreias.

A sequência correta é:
 a)      V – F – V – F – V – V
 b)      V – V – V – F – V – F
 c)      F – V – V – F – V – V
 d)      F – V – V – F – V – F


 2)      Apesar do fim da URSS, o socialismo permaneceu em alguns países do globo. Sobre essa questão, assinale a alternativa correta:
 a)      Como resposta à Revolução Cubana e à implementação do socialismo em Cuba, os EUA iniciaram um embargo econômico que limitava as trocas comerciais entre os dois países.
 b)      O fim da Guerra do Vietnã é considerado uma das maiores vitórias dos EUA no combate ao comunismo, pois a guerra conseguiu acabar com o governo socialista que existia no país.
 c)      A China é um país socialista que não conseguiu desenvolver sua economia, pois se fechou completamente e não faz nenhum tipo de troca econômica com os demais países do mundo.
 d)      Após a Guerra das Coreias, ocorreu a unificação do país, agora com um regime capitalista.

TEXTO II
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Cabe ao Iphan proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras.
Desde a criação do Instituto, em 13 de janeiro de 1937, por meio da Lei nº 378, assinada pelo então presidente Getúlio Vargas, os conceitos que orientam a atuação do Instituto têm evoluído, mantendo sempre relação com os marcos legais. A Constituição Brasileira de 1988, em seu artigo 216, define o patrimônio cultural como formas de expressão, modos de criar, fazer e viver. Também são assim reconhecidas as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; e, ainda, os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.
FONTE: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/872

 3)      Getúlio Vargas foi presidente do Brasil por duas vezes e criou diversos órgãos nacionais, dentre eles o Iphan. O primeiro governo de Vargas teve duração de 15 anos e é conhecido como Era Vargas. Sobre esse período é correto afirmar: 
 a)              Dentre as principais características desse período estão a inauguração da Petrobrás, a criação de Leis Trabalhistas, a criação e legitimação do Partido Comunista no Brasil.
 b)      Em 1939, Getúlio Vargas criou o Departamento de Imprensa e Propaganda. O DIP tinha como principal objetivo disseminar as ideias do governo de Vargas, construindo a imagem do presidente como pai do povo. Além disso, o DIP tinha o controle de tudo que era divulgado, controlando e censurando os conteúdos que chegavam até a população.
 c)       Apesar de participar da Segunda Guerra Mundial ao lado dos Aliados, Vargas enviou tropas oficiais para auxiliar a Alemanha nazista e a Itália fascista, por acreditar nestas formas de governo.
 d)      A propaganda foi uma das principais ferramentas durante o governo de Vargas. Instituiu-se no rádio “A Hora do Brasil”, programa em que diversos artistas se apresentavam de maneira livre, mesmo que tivessem ideias diferentes das do governo.

 4)      Os processos de independência de diversos países africanos são muito recentes, o que traz diversas consequências para seus desenvolvimentos político e econômico. A África do Sul, apesar de ser um dos países que mais crescem na África atualmente, ainda carrega a lembrança das políticas racistas vivenciadas por várias décadas: o Apartheid. Sobre o Apartheid, assinale a alternativa correta:
 a)      Trata-se de uma política de segregação racial que excluía os negros da participação política, mas não lhes limitava seu direito à livre circulação nas cidades.
 b)      Trata-se de uma política de segregação racial que previa uma lenta incorporação da população negra às atividades políticas do país.
 c)      Trata-se de uma política de segregação racial que propunha a eliminação gradual da minoria negra, como forma de garantir a dominação branca.
 d)      Trata-se de uma política de segregação racial que excluía negros da participação política e restringia até mesmo a sua circulação pelo país.

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