9º
ANO PROVA INTERDISCIPLINAR 3º BIMESTRE
TEXTO
I
O
Muro: patrimônio da humanidade?
Apostando no valor
dos espaços vazios como registros históricos, arqueólogos procuram rastros do
Muro que dividiu Berlim a partir de 13/08/1961. As cicatrizes deixadas pelo
concreto são vistas como valiosos testemunhos.
A
fila de espera para a entrada na lista do que é considerado pela Unesco
patrimônio cultural da humanidade é grande. Entre os "concorrentes",
está um candidato "ausente", ou melhor, os restos do mesmo. Segundo
defendem alguns arqueólogos, políticos e cientistas alemães, os resquícios do
Muro que dividiu Berlim a partir do 13 de agosto de 1961 deveriam entrar para a
história como "testemunhas petrificadas da Guerra Fria".
Discussão
legítima
A
discussão, segundo Christine Merkel, representante da Unesco em Bonn, é
"absolutamente legítima e sensata". Afinal, ao patrimônio cultural da
humanidade pertencem "testemunhos de culturas passadas e paisagens únicas,
cujo declínio significaria uma perda irreparável". Como prova de que a
preservação dos rastros históricos é tarefa da Unesco, o campo de concentração
de Auschwitz e o memorial de Hiroshima foram incluídos em sua lista.
Agora,
42 anos após a construção do Muro de Berlim e 14 anos após sua queda, especialistas
saem pelas ruas da cidade tentando resgatar o que ainda sobrou da faixa de 155
km (43km no perímetro urbano, 112km pertencentes ao Estado de Brandemburgo) de
concreto que um dia dividiu a cidade entre leste e oeste. O problema é que após
a reunificação, tudo o que se referia ao Muro foi destruído o mais rápido
possível. Tanto pelas autoridades, quanto por parte da população. Ainda em
dezembro de 1989, um mês após a queda, o governo ainda existente da antiga
Alemanha Oriental selou o Muro como patrimônio histórico. Entretanto, as placas
de proteção aos pedaços de concreto acabaram surtindo o efeito contrário,
servindo como uma espécie de chamariz para todos aqueles que comemoravam com
prazer sua destruição.
HISTÓRIA
1) O
Muro de Berlim foi um dos grandes símbolos de um momento marcante da história
do mundo: a Guerra Fria. A respeito desse período histórico, julgue os itens a
seguir utilizando (V) quando verdadeiros e (F) quando falsos:
( ) A partir de 1945, o mundo
esteve dividido, predominantemente, em blocos de países sob influência dos EUA
e da União Soviética, que entraram em confronto de forma direta, com a vitória
no campo de batalha dos EUA.
( ) O Plano Marshall representou
a resposta americana à crise europeia pós-guerra, por meio do financiamento
americano da reconstrução da Europa. Em resposta, a URSS iniciou o COMECON,
plano de apoio, trocas e experiências entre os países que compunham a URSS.
( ) A Doutrina Truman
se refere a várias práticas de apoio dos EUA a diversos outros países na
tentativa de conter o avanço comunista no mundo. Como exemplo dessa doutrina
podemos citar o Plano Marshall.
( ) Por consequência do fim da
Guerra Fria e da queda o muro de Berlim, o socialismo definitivamente deixou de
existir, não existindo qualquer outro exemplo de país socialista hoje.
( ) A OTAN e o Pacto de Varsóvia
constituíam grupos de apoio militar mútuo entre os países participantes, sendo
a OTAN capitalista e o Pacto de Varsóvia socialista.
( ) Apesar de EUA e URSS não
entrarem em confronto direto, as duas potências apoiaram a participaram de
conflitos entre ideias socialistas e capitalistas em outros países, como é o
caso da Guerra do Vietnã e a Guerra das Coreias.
A sequência correta é:
a) V – F – V – F – V – V
b) V – V – V – F – V – F
c) F – V – V – F – V – V
d) F – V – V – F – V – F
2)
Apesar
do fim da URSS, o socialismo permaneceu em alguns países do globo. Sobre essa
questão, assinale a alternativa correta:
a)
Como resposta à Revolução Cubana e à implementação do socialismo em
Cuba, os EUA iniciaram um embargo econômico que limitava as trocas comerciais
entre os dois países.
b)
O
fim da Guerra do Vietnã é considerado uma das maiores vitórias dos EUA no
combate ao comunismo, pois a guerra conseguiu acabar com o governo socialista
que existia no país.
c)
A
China é um país socialista que não conseguiu desenvolver sua economia, pois se
fechou completamente e não faz nenhum tipo de troca econômica com os demais
países do mundo.
d)
Após
a Guerra das Coreias, ocorreu a unificação do país, agora com um regime
capitalista.
TEXTO II
O Instituto do Patrimônio Histórico e
Artístico Nacional (Iphan) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da
Cultura que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro.
Cabe ao Iphan proteger e promover os bens culturais do País, assegurando
sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras.
Desde a criação do Instituto, em 13 de
janeiro de 1937, por meio da Lei nº 378, assinada pelo então presidente Getúlio
Vargas, os conceitos que orientam a atuação do Instituto têm evoluído, mantendo
sempre relação com os marcos legais. A Constituição Brasileira de 1988, em seu
artigo 216, define o patrimônio cultural como formas de expressão, modos
de criar, fazer e viver. Também são assim reconhecidas as criações científicas,
artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais
espaços destinados às manifestações artístico-culturais; e, ainda, os conjuntos
urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico,
paleontológico, ecológico e científico.
FONTE:
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/872
3)
Getúlio
Vargas foi presidente do Brasil por duas vezes e criou diversos órgãos
nacionais, dentre eles o Iphan. O primeiro governo de Vargas teve duração de 15
anos e é conhecido como Era Vargas. Sobre esse período é correto afirmar:
a)
Dentre
as principais características desse período estão a inauguração da Petrobrás, a
criação de Leis Trabalhistas, a criação e legitimação do Partido Comunista no
Brasil.
b)
Em 1939, Getúlio Vargas criou o Departamento de Imprensa e
Propaganda. O DIP tinha como principal objetivo disseminar as ideias do governo
de Vargas, construindo a imagem do presidente como pai do povo. Além disso, o
DIP tinha o controle de tudo que era divulgado, controlando e censurando os
conteúdos que chegavam até a população.
c)
Apesar
de participar da Segunda Guerra Mundial ao lado dos Aliados, Vargas enviou
tropas oficiais para auxiliar a Alemanha nazista e a Itália fascista, por
acreditar nestas formas de governo.
d)
A
propaganda foi uma das principais ferramentas durante o governo de Vargas.
Instituiu-se no rádio “A Hora do Brasil”, programa em que diversos artistas se
apresentavam de maneira livre, mesmo que tivessem ideias diferentes das do
governo.
4)
Os
processos de independência de diversos países africanos são muito recentes, o
que traz diversas consequências para seus desenvolvimentos político e
econômico. A África do Sul, apesar de ser um dos países que mais crescem na
África atualmente, ainda carrega a lembrança das políticas racistas vivenciadas
por várias décadas: o Apartheid. Sobre o Apartheid, assinale a alternativa
correta:
a)
Trata-se
de uma política de segregação racial que excluía os negros da participação
política, mas não lhes limitava seu direito à livre circulação nas cidades.
b)
Trata-se
de uma política de segregação racial que previa uma lenta incorporação da
população negra às atividades políticas do país.
c)
Trata-se
de uma política de segregação racial que propunha a eliminação gradual da
minoria negra, como forma de garantir a dominação branca.
d)
Trata-se de uma política de segregação racial que excluía negros da
participação política e restringia até mesmo a sua circulação pelo país.
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