sábado, 26 de agosto de 2017

Plano de aula: Hebreus



O Povo Hebreu

- Você já ouviu falar dos Hebreus? Onde? O que?
- A principal fonte histórica a respeito dos Hebreus é a Bíblia, e é por lá que conhecemos parte da sua história. São poucos os vestígios materiais deixados por esse povo (lembrar das aulas sobre fontes históricas).
- Os Hebreus vieram dos povos chamados semitas, que eram povos que ocupavam uma região que ia desde o mar vermelho até o Irã e eram pastores e nômades. Os chefes das comunidades hebraicas eram chamados de patriarcas. Um desses patriarcas, chamado Abrão, não concordava com a adoração de seu povo por vários deuses (politeísmo) e recebeu uma mensagem de Deus (Yahvé) e fez com ele uma aliança: os hebreus deveriam acreditar somente em um Deus e ele lhes mostraria a terra fértil e segura para viverem – a Terra Prometida ou Canaã.
- Depois de sua aliança com Deus, Abrão passou a se chamar Abraão, que significa pai de muitas nações.
- Cerca de 2.000 a.C., os hebreus partiram para Canaã.
- Os Hebreus foram o primeiro povo monoteísta que temos notícia.
A FUGA PARA O EGITO:
- Após um período de grande seca, os hebreus partiram para o Egito. O faraó (não sabemos qual) autorizou a permanência dos hebreus com a condição de trabalharem, pagarem impostos e não poderem deixar o território.
- Você sabe quem foi Moisés? O que sabe sobre ele? Diz a Bíblia que Moisés foi encontrado em um cesto no rio Nilo, quando sua mãe tentou salvá-lo da morte ordenada pelo Faraó de todos os meninos hebreus (seu nome significa “aquele que foi tirado das águas”). Ele foi criado no palácio, mas fugiu para o deserto após matar um soldado que estava castigando hebreus que trabalhavam. No deserto Moisés encontrou outros hebreus que não viviam no Egito, viveu com eles, se casou e teve filhos. Certo dia, teve uma visão divina e descobriu que sua missão era a de libertar seu povo do Egito e os conduzisse de volta à Canaã.
- Após a fuga do Egito (Êxodo), Deus teria enviado à Moisés pedras que continham as regras que deveriam ser seguidas pelos Hebreus: os 10 mandamentos.
- O que você sabe sobre os 10 mandamentos? O que ele tem de diferente do Código de Hamurabi?
ISRAEL E JUDÁ:
- Quando chegaram a Canaã, os hebreus tiveram que lutar com os povos que lá viviam. Depois de vencerem, dividiram o território em 12 tribos, cada uma governada por um juiz.
- Quando tiveram que deverem suas terras dos povos cananeus e filisteus, se uniram e foram comandados por Saul, se tornando agora Reino de Israel.
- Um grande líder hebreu foi Salomão, que construiu frotas de navios e um grande templo religioso em Jerusalém, capital do reino. Com a morte de Salomão o reino se dividiu novamente: reino de Judá ao sul e reino de Israel ao norte. Os dois reinos foram conquistados: Judá pelos babilônicos (722 a.C.) e Israel pelos assírios (587 a.C.). Os hebreus voltaram para Canaã quando os persas derrotaram os babilônicos em 539 a.C.
A RELIGIÃO: JUDAÍSMO
- O livro sagrado que conta a história do povo hebreu é chamado de Torá. Ele está na Bíblia, no Antigo Testamento e é chamado de Pentateuco. Lembra quando estudamos sobre os diferentes tipos de calendários e falamos sobre o calendário judaico?
- Os templos judaicos são chamados de sinagogas e o líder religioso (como se fosse um padre ou pastor) é chamado de rabino.
- Um dos símbolos mais importantes do judaísmo é a estrela de Davi, que tem 6 pontas.

- Os judeus comemoram a libertação do povo hebreu do Egito em uma festa chamada Pessach (que significa passagem). Ela corresponde à Páscoa cristã.
- Você sabia que Jesus Cristo era judeu?
MURO DAS LAMENTAÇÕES
- Os babilônicos destruíram o templo de Salomão. O templo foi reconstruído em  a.C. mas logo depois foi destruído pelos romanos, restando somente um muro. O imperador romano Tito permitia que os judeus entrassem em Jerusalém uma vez ao ano para visitar as ruínas do templo, quando choravam e lamentavam sua destruição. Daí veio o nome Muro das lamentações, que existe até hoje e é um local considerado sagrado pelos judeus.
- O que você sabe sobre os Judeus?
- Você sabia que a cidade de Jerusalém é palco de diversos conflitos até hoje e que é considerada uma cidade sagrada por 3 religiões? (Islamismo, judaísmo e cristianismo).

Os cristãos a veem como o palco da Paixão de Cristo. Os muçulmanos só não a consideram mais importante que Meca e Medina, mas é o lugar de onde o profeta Maomé ascendeu aos céus. Para o povo de Israel, que atualmente controla a cidade, Jerusalém guarda parte da sua história e seu principal santuário, o Muro das Lamentações”. https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/jerusalem-cidade-e-foco-dos-conflitos-religiosos-e-politicos.htm?cmpid=copiaecola

PARA PASSAR NO QUADRO:
- Hebreu vieram dos povos semitas
- Abraão que iniciou o monoteísmo após ter recebido uma mensagem de Deus (Yahvé) e ter feito uma aliança com ele.
- Os Hebreus se dirigiram para a Terra Prometida – Canaã
- Hebreus se dirigem para o Egito após um grande período de secas - trabalham, pagam impostos mas não podem deixar o Egito
- Moisés e a fuga do Egito - os 10 mandamentos
- Reino de Israel e o rei Salomão - construção do templo de Salomão
- Após a morte de Salomão o reino de Israel foi dividido em 2: reino de Judá e reino de Israel.
- Destruição do tempo de Salomão pelos romanos - Muro das Lamentações.
- Judaísmo é a religião dos hebreus. Seus templos se chamam sinagogas e seus líderes são chamados de rabinos. Um de seus símbolos mais importantes é a estrela de Davi.
- Jerusalém é uma cidade sagrada para 3 religiões: cristãos, muçulmanos e judeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário