Leia o texto com atenção para responder as
questões de 1 a 4:
A palavra História é uma palavra muito antiga,
surgiu pela primeira vez há mais de dois mil anos. Ela vem do grego antigo (historie) e significa “conhecimento
através da investigação”. Mas isso não quer dizer que durante todo esse tempo a
História continuou a mesma, o que escreviam os antigos historiadores não é mais
o mesmo que escrevem os novos historiadores. Pois assim como a vida de uma
pessoa muda e ela cresce e amadurece, com a História acontece a mesma coisa.
Mas o que a História estuda? Muitos estudiosos
chamam de História tudo aquilo que se transforma com o tempo. Mas será que a
História estuda tudo mesmo? Há uma história do sistema solar, pois os planetas,
como os conhecemos hoje, já foram diferentes – esse estudo faz parte da
Astronomia. Também existe uma história das erupções vulcânicas, que faz parte
de outra área de estudos, a Geografia.
A História, como ciência, é a história dos seres
humanos, da humanidade. Nossa história também tem a ver com o tempo, porque a
humanidade se transformou ao longo do tempo. A História da humanidade também é a
nossa história, pois as atitudes das pessoas do passado que nos ajudaram a ter
tudo o que temos hoje: governo, família, leis, casa, carro, vídeo game, etc.
Por esse motivo, a História quer estudar o passado dos seres humanos, pois a
maneira que vivemos hoje teve origem no passado e para entendermos o mundo
atual precisamos entender de onde viemos.
1) O que é a História? (0,25)
a)
( ) A História estuda tudo o que faz parte do passado.
b)
( ) A História é uma ciência que estuda tudo o que faz parte do passado,
do presente e do futuro.
c)
( ) A História é a ciência que estuda as transformações pelas quais
passou a humanidade ao longo do tempo.
d)
( ) A História do passado dos planetas.
2) A História é
considerada uma ciência porque tem método. Explique o que é método. (0,25)
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
3) Quem são os
historiadores? (0,25)
a)
( ) Historiadores são as pessoas que pesquisam através da fontes
históricas os acontecimentos do passado da humanidade e escrevem sobre eles.
b)
( ) Historiadores são os estudantes que querem aprender sobre a história
da humanidade.
c)
( ) Historiadores são aqueles que inventam mitos e lendas.
d)
( ) Historiadores são pessoas do passado que participaram de grandes
acontecimentos.
4) O que são
fontes históricas? Dê três exemplos de fontes históricas. (1,0)
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
Leia o
texto abaixo para responder as questões de 5 a 8:
Tempo é uma das noções mais
importantes para se estudar História. É difícil entender o que diz o livro
didático ou a professora se não conseguimos nos localizar no tempo ou não
sabemos que existe uma grande diferença quando alguém diz que algo aconteceu
ontem, há cem anos ou há três milênios. E você sabe o que é tempo? Apesar de a gente comemorar aniversário todo o ano,
perceber que o sol se põe todos os dias, saber que você precisa estar na sala
de aula às 7h30 nos dias da semana, é difícil explicar o que é tempo, não é?
Para tentar tornar essa explicação um pouco mais simples, podemos pensar que
existem diferentes “tipos de tempo”.
5) Explique o tempo cronológico. Por que os homens
decidiram dividir o tempo dessa maneira? (1,0)
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
6) O que
é o tempo histórico? (0,50)
a) ( ) É o
tempo que marca tudo que aconteceu no passado.
b) ( ) É a
divisão do tempo que leva em consideração as mudanças pelas quais passaram
povos e civilizações ao longo do tempo.
c) ( ) É a divisão da história do
planeta Terra em períodos chamados de Eras.
d) ( ) É o
tempo do nosso dia-a-dia, dos calendários e relógios. É a divisão do tempo
utilizada para ajudar as pessoas a se localizarem e se organizarem no tempo.
7)
Marque a alternativa correta: (0,50)
a) ( ) O ano 300 a.C. está inserido no século IV a.C. (4),
pois cortamos os dois zeros, 300, e somamos 1 ao número restante, 3+1=4.
b) ( ) O ano 1450 a.C. está inserido no século XIV a.C. (14),
pois eliminando a unidade e a dezena, 1450, resta o número 14.
c) ( ) O ano
de 746 d.C. está inserido no século VIII
d.C. (8), já que, ao eliminarmos a unidade e a dezena, 746, e
somando 1 ao restante, 7+1=8, teremos o número 8.
d) ( ) O ano
2000 d.C. está inserido no século XXI
d.C (21), pois cortarmos os dois zeros, 2000, resta o número
20.Depois, somamos 1 ao número remanescente, resultando em 21.
8) A
divisão do tempo histórico em Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade
contemporânea foi feita escolhendo-se acontecimentos importantes a partir de
uma visão de mundo eurocêntrica. O que “visão eurocêntrica” significa? (0,25)
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário