sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Era Vargas: Análise de documento histórico



Trabalhamos em sala de aula a análise de documentos históricos referentes a Era Vargas. Discutimos sobre documentos escritos e também sobre vídeos de discursos do então presidente. Esses documentos podem ser baixados do site do CPDOC-FGV e da Biblioteca da presidência da República. Os vídeos são facilmente encontrados no Youtube. Depois dos exercícios de análise em sala, os alunos tentaram analisar sozinhos o documento abaixo.

ANÁLISE DE DOCUMENTO HISTÓRICO
A ERA VARGAS

O trecho abaixo foi retirado das notas feitas pelo por Getúlio Vargas em uma proclamação transmitida ao povo gaúcho e brasileiro comunicando sua renúncia, suas preocupações para com os trabalhadores e razões de seu afastamento.






















Transcrição livre:
“Fiz sempre a política de amparo aos trabalhadores, preocupei-me constantemente com a sorte dos humildes, socorri quando pude a todos os necessitados. E como estes me guardassem afeto, me testemunhassem a sua solidariedade, transformei-me em motivo de inquietação para os poderosos, para os dominadores do momento, para os que tinham pressa em restaurar os velhos processos de ajustes e cambalachos de grupos em detrimento dos legítimos interesses da coletividade nacional. Deixo o governo para que por minha causa não se derrame sangue brasileiro.
Não guardarei ódio nem prevenções pessoais - Sinto que o povo, ao qual nunca faltei no amor que lhe devoto e da defesa de seus direitos, está comigo.
Ele me fará justiça. 29/10/45.”

Após a leitura do trecho, escreva um texto relacionando o conteúdo das notas feitas por Getúlio Vargas na proclamação de sua renúncia com os conteúdos debatidos em sala de aula a respeito do período denominado A Era Vargas.
Dicas: Seja claro na sua escrita.
Destaque no seu texto as partes do documento que chamaram sua atenção e que podem se relacionar com o conteúdo.
Selecione pelo menos dois pontos do documento para explicar:
à Que falas de Vargas demonstram a sua política? Que política é essa? Explique.
à Para qual grupo seu discurso foi dirigido?
à Qual a sua opinião sobre a última frase do texto?
Se preferir, escolha também outros pontos que você considera importantes de serem comentados.

OBS: Mínimo de 7 linhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário