sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Plano de aula: A Era do Rádio



A ERA DO RÁDIO
·         Bem mais além do que mero meio de comunicação, o rádio no Brasil possibilitou a consolidação de gêneros musicais e teve importante participação na conformação política do país ainda na primeira metade do século XX. As transformações urbanas que foram elementares na forma que a canção popular adquiriu no Brasil são o contexto do momento de crescimento e difusão das ondas radiofônicas e é, do mesmo modo, o advento do rádio sinônimo da modernização corrente nos idos das décadas de 1920 e 1930.
·         A primeira transmissão radial ocorreu em 07 de setembro de 1922 como parte dos comemorativos que celebravam o centenário da Independência do Brasil. A transmissão teve como destaque um discurso do então Presidente da República, Epitácio Pessoa.
·         Ainda na década de 1920 dois episódios marcam o início da Era do Rádio no Brasil, de acordo com Sérgio Cabral: a fundação da Rádio Sociedade, por Roquette Pinto e Henrique Morize em 1923 e a fundação da Rádio Clube Brasil, no ano seguinte. Tais rádios funcionavam por poucas horas e em dias alternados, o que há, no entanto, no estudo de Sergio Cabral que nos chama a atenção é sua tese de que o rádio retira a música popular do terreno do amadorismo e a situa, em um processo paulatino, como também uma forma de profissionalização. Isso viria a ocorrer de modo mais acentuado durante a década de 1930.
·         A profissionalização do cantor com o advento do rádio veio junto de um repertório, por isso não foi ao acaso que a partir da década de 1930 o samba ganha cada vez mais relevância no cenário cultural brasileiro, se torna mais comercial e alia a figura do cantor às ondas radiofônicas, a venda de discos e ao gênero musical.
·         Getúlio tratou criar um aparelho estatal nas rádios brasileiras, a exemplo do que fez também outro presidente sul-americano, também populista e contemporâneo de Vargas, Juan Domingo Perón, na Argentina. Desse modo, a Rádio Nacional que quando criada em 1936 tinha o caráter de empresa privada, tornou-se em 1940 uma empresa pertencente ao governo brasileiro.
·         O Estado Novo, mais precisamente o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) criou um modelo de programação onde jornalismo e entretenimento caminhavam lado a lado na Rádio Nacional, desse período data o surgimento da “Hora do Brasil”, dedicado às notícias do executivo brasileiro, o “Repórter Esso”, jornalismo de plantão que informava em primeira mão os fatos emergenciais, e programas humorísticos que consagraram artistas brasileiros como o “Balança, mas não cai” e “PRK-8” onde atuavam como protagonistas, Paulo Gracindo, Walter D’Ávila e Brandão Filho
·         Getúlio permitiu que diferentes empresas fossem divulgadas no rádio, popularizando marcas e hábitos, acentuando a consolidação da Indústria Cultural no Brasil.
·         Getúlio que operava uma política de moralização e virtuosismo das potências e belezas do Brasil, trata, por meio de seus departamentos de cultura limar do samba seus aspectos que remetiam a cultura negra, e consequentemente aos ambientes de marginalização que lhe eram correspondentes
·         Assim, o samba passa a ser executado por artistas de voz potente e que não possuíssem identificação com o morro ou outros ambientes, daí a recorrência a Mário Reis e Francisco Alves, o acompanhamento das canções passa a ser feitos por grandes orquestras e dão um ar sofisticado ao gênero, e quando se tratava da programação da Rádio Nacional eram regidos por Radamés Gnatalli, além das letras que supervalorizavam a mulata e as belezas naturais do Brasil.
·         Cada vez mais focaliza-se a figura do artista e sua representatividade na sociedade, esse processo se transforma com o tempo, mas é o embrião da figura do ídolo que se conhece hoje, fosse por meio dos concursos das Rainhas do Rádio que na década de 1950 imortalizaram Dalva de Oliveira, Ângela Maria e Emilinha Borba, ou pelo fenômeno que se tornou Cauby Peixoto, Orlando Silva e Nelson Gonçalves.
BIBLIOGRAFIA:
Estratégias:
- Comentários gerais sobre o rádio no Brasil
Popularização do rádio. Entretenimento. Propaganda, política (censura, valores) - o trabalho para Getúlio Vargas era um forte instrumento de integração das massas trabalhadoras na política. A concretização do Estado Novo dependia da formação de um homem novo, lutador, trabalhador A importância da exaltação do trabalho no projeto do Estado Novo. A censura como objeto dominador político. O DIP como instrumento de coerção social
- Vídeos sobre Era do rádio no Brasil (15min)
- Música e censura: ouvir música "Bonde São Januário", na interpretação de Ataulfo Alves. Comparar letra tocada na rádio e letra original, censurada.
1) O que isso demonstra a respeito da política de Vargas?
2) Que público ele pretende atingir?
3) Que tipo de mensagem pretende passar?
4)  Por que o malandro (ou seja, a malandragem) foi condenado na Era Vargas?

LETRA LANÇADA:
Quem trabalha
É quem tem razão
Eu digo
E não tenho medo
De errar
Quem trabalha...
O Bonde São Januário
Leva mais um operário
Sou eu
Que vou trabalhar
O Bonde São Januário...
Antigamente
Eu não tinha juízo
Mas hoje
Eu penso melhor
No futuro
Graças a Deus
Sou feliz
Vivo muito bem
A boemia
Não dá camisa
A ninguém
Passe bem!


LETRA ORIGINAL
Quem trabalha
É quem tem razão
Eu digo
E não tenho medo
De errar
Quem trabalha...
O Bonde São Januário
Leva mais um sócio otário
Sou eu
Que vou trabalhar
O Bonde São Januário...
Antigamente
Eu não tinha juízo
Mas hoje
Eu penso melhor
No futuro
Graças a Deus
Sou feliz
Vivo muito bem
A boemia
Não dá camisa
A ninguém
Passe bem

Era Vargas: Análise de documento histórico



Trabalhamos em sala de aula a análise de documentos históricos referentes a Era Vargas. Discutimos sobre documentos escritos e também sobre vídeos de discursos do então presidente. Esses documentos podem ser baixados do site do CPDOC-FGV e da Biblioteca da presidência da República. Os vídeos são facilmente encontrados no Youtube. Depois dos exercícios de análise em sala, os alunos tentaram analisar sozinhos o documento abaixo.

ANÁLISE DE DOCUMENTO HISTÓRICO
A ERA VARGAS

O trecho abaixo foi retirado das notas feitas pelo por Getúlio Vargas em uma proclamação transmitida ao povo gaúcho e brasileiro comunicando sua renúncia, suas preocupações para com os trabalhadores e razões de seu afastamento.






















Transcrição livre:
“Fiz sempre a política de amparo aos trabalhadores, preocupei-me constantemente com a sorte dos humildes, socorri quando pude a todos os necessitados. E como estes me guardassem afeto, me testemunhassem a sua solidariedade, transformei-me em motivo de inquietação para os poderosos, para os dominadores do momento, para os que tinham pressa em restaurar os velhos processos de ajustes e cambalachos de grupos em detrimento dos legítimos interesses da coletividade nacional. Deixo o governo para que por minha causa não se derrame sangue brasileiro.
Não guardarei ódio nem prevenções pessoais - Sinto que o povo, ao qual nunca faltei no amor que lhe devoto e da defesa de seus direitos, está comigo.
Ele me fará justiça. 29/10/45.”

Após a leitura do trecho, escreva um texto relacionando o conteúdo das notas feitas por Getúlio Vargas na proclamação de sua renúncia com os conteúdos debatidos em sala de aula a respeito do período denominado A Era Vargas.
Dicas: Seja claro na sua escrita.
Destaque no seu texto as partes do documento que chamaram sua atenção e que podem se relacionar com o conteúdo.
Selecione pelo menos dois pontos do documento para explicar:
à Que falas de Vargas demonstram a sua política? Que política é essa? Explique.
à Para qual grupo seu discurso foi dirigido?
à Qual a sua opinião sobre a última frase do texto?
Se preferir, escolha também outros pontos que você considera importantes de serem comentados.

OBS: Mínimo de 7 linhas

Teste sobre Guerra Fria




HISTÓRIA- PROFESSORA ANA LUÍSA
  ESTUDANTES:______________________________________________________
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  TURMA: __________________________  DATA: ________________________



TESTE DE HISTÓRIA

1)  (Puccamp) "... foi um período em que a guerra era improvável, mas a paz era impossível. A paz era impossível porque não havia maneira de conciliar os interesses de capitalistas e comunistas. Um sistema só poderia sobreviver à custa da destruição total do outro. E a guerra era improvável porque os dois blocos tinham acumulado tamanho poder de destruição, que se acontecesse um conflito generalizado seria, com certeza, o último..."
O texto descreve uma problemática que, na história recente da humanidade:
a) identifica as tensões internacionais durante a Revolução Russa.
b) ilustra as relações americano-soviéticas durante a Guerra Fria.
c) caracteriza o panorama mundial durante a Guerra do Golfo Pérsico.
d) revela o perigo da corrida armamentista durante a Revolução Chinesa.
e) explica os movimentos pacifistas no Leste Europeu durante a Guerra do Vietnã

2)  Em 1949 foi fundada em Washington uma organização militar que atualmente congrega países de três continentes. Esta organização militar fez oposição a uma outra que foi criada em 1955 na Polônia e que congregava países socialistas como URSS, Polônia, RDA, Bulgária, Hungria, Romênia e Tchecoslováquia. As organizações militares referidas nos textos são, respectivamente:
a) Pacto de Varsóvia e Comecon
b) Otan e MCC
c) Associação Européia do Livre Comércio e Comecon
d) Otan e Pacto de Varsóvia
e) Organização das Nações Unidas e Cortina de Ferro

3) (Fatec) "É lógico que os EUA devem fazer o que lhes for possível para ajudar a promover o retorno ao poder econômico normal no mundo, sem o que não pode haver estabilidade política nem garantia de paz." (Plano Marshall)
Esse plano:
a) assegurava a penetração de capitais norte-americanos no continente europeu, sobretudo em sua parte oriental.
b) garantia, aos norte-americanos, o retorno a uma política isolacionista, voltada unicamente para os seus interesses internos.
c) pretendia deter as ameaças soviéticas sobre os países do Oriente Médio, cuja produção de petróleo era vital para as economias ocidentais.
d) era um instrumento decisivo na luta contra o avanço do comunismo na Europa arrasada pelo pós-guerra.
e) representava uma tomada da tradicional política da "boa vizinhança" dos EUA em relação à América Latina.

4) Um dos símbolos da Guerra Fria foi a construção do Muro de Berlim. Qual das alternativas abaixo explica a existência desse muro?
a) O Muro de Berlim foi construído na década de 1940 para impedir a invasão da capital alemã pelo exército aliado.
b) A Muro de Berlim foi uma linha imaginária para dividir as duas Alemanhas (uma socialista e outra capitalista).
c) Em 1961 foi construído o Muro de Berlim, para dividir a cidade em duas partes: uma capitalista e outra socialista.
d) O Muro de Berlim foi construído, com financiamento soviética, ao redor da cidade para proteger a capital alemã da influência capitalista.

5) Em qual contexto histórico surgiu a Guerra Fria?
a) No final da 1ª Guerra Mundial, quando ocorreu a expansão do socialismo para quase todos os países da América.
b) No momento seguinte ao final da 2ª Guerra Mundial, quando Estados Unidos e União Soviética entraram em disputa mundial pela hegemonia militar, política e econômica.
c) No final da década de 1980, com a crise do socialismo no leste europeu.
d) No começo do século XX, com o rápido crescimento industrial e tecnológico da União Soviética e dos Estados Unidos.

6) Explique o significado do nome Guerra Fria:
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7) Complete o quadro abaixo:

GUERRA FRIA

O QUE FOI?



SISTEMAS POLÍTICO-ECONÔMICOS EM CONFLITO




TIPOS DE DISPUTA





ALIANÇAS MILITARES DE APOIO





8) Explique a Charge abaixo sobre o período denominado Guerra Fria:
“Não usar, porque o inimigo pode retaliar”


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